Conheça a diversidade de cursos gratuitos disponíveis em Portugal
Neste artigo vou falar sobre quais são os cursos gratuitos que são disponibilizados em Portugal, tanto por parte do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) como também por outras entidades formadoras (públicas e privadas).
Diversidade de cursos gratuitos disponíveis em Portugal
– Cursos vida ativa
Os cursos vida ativa são dirigidos desempregados/as, jovens ou adultos, inscritos nos Centros/Serviços de Emprego do IEFP, I.P. e geralmente conferem direito a bolsa de formação e subsídios previsto na Lei.
Têm por objetivo reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular no que respeita à formação profissional.
– Formação modular
Este tipo de formação é composta de UFCD´s (Unidades de Formação de Curta Duração) com a duração de 25 ou 50 horas. É dirigida a pessoas empregadas e também desempregados, sendo que no caso dos desempregados a habilitação mínima de acesso normalmente é o 12º ano de escolaridade (ou equivalente).
– Cursos profissionais
Trata-se de um tipo de formação profissional mais voltada para o mercado de trabalho e que é dirigida a jovens (até 20 anos) que pretendem obter uma qualificação profissional e equivalência escolar ao 12º ano.
– Cursos de aprendizagem
Trata-se de uma modalidade de formação que permite que os jovens até 24 anos possam completar o 12º ano e ao mesmo tempo obter uma certificação profissional de nível IV.
– Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos)
São cursos para adultos que permitem obter equivalência ao 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.
– Cursos CET (Especialização Tecnológica)
Os Cursos de Especialização Tecnológica são formações pós-secundárias que preparam o indivíduo para uma especialização científica ou tecnológica numa área específica de formação.
Destinatários dos cursos CET:
– titulares do ensino secundário ou habilitação equivalente;
– titulares do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ);
– indivíduos que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tenham estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente sem o ter concluído;
– titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior e que desejem requalificar-se profissionalmente.
Para terminar, apenas dizer que todos os anos é disponibilizada uma grande variedade de ofertas de cursos dentro de todas estas modalidades de formação.